quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

PRESENTE DE DEUS

 Ao passar dos tempos as Sesmarias que aqui existiam ,foram subdivididas em muitas propriedades .
 No início nossas terras eram cobertas de matas virgens e aos poucos foram desbravadas por colonos que começaram a praticar a agricultura, encantados com a fertilidade do solo.Primeiro foi o algodão seguido das culturas subsidiárias.
 Estar em Areia, naquela época, era  sentir a sensação e estar em  Paris. O clima delicioso!!! Quando a cidade estava encoberta pela névoa, era difícil distinguir quem passava pelas calçadas.Hoje já sentimos que o clima não é mais o mesmo de outrora, em consequência das derrubadas das matas 
 Por muito tempo Areia foi o maior centro comercial do interior.Na metade do século IX, a cultura do algodão foi sendo substituido pela cultura da cana de açúcar.A nova cultura vai se alastrando e as propriedades vão sendo devastadas e ameaçadas de erosão e do esgotamento do solo., levando o nosso brejo " à invasão das secas".
 Começava em AGOSTO a botada dos engenhos.De longe o cheiro da rapadura era sentido por todos...







O SENHOR DE ENGENHO era grotesco ao ponto de não se destacar  no meio dos trabalhadores do eito: cortador de cana, cambiteiro, bagaceiro ,servador,mestre da rapadura, caldeireiro e embalador A casa era simples juntamente com os poucos móveis. Ao lado da casa grande geralmente era erguida a casa de farinha , uma pequena capela e o barracão.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

SERTÃO DE BRUXAXÁ

  Não temos certeza de quando surgiu a cidade de Areia. Temos relato que foi no final do século XVII para o início do século XVIII .O sítio que deu origem a cidade de Areia, possuia um curral para descanso do gado que vinha do sertão para ser vendido no litoral. Ao redor desse curral começou a desenvolver o  povoado com casas simples cobertas de palha .Brotou das estacas do referido curral uma majestosa gameleira que segundo Horácio de Almeida "era a majestosa gameleira de tão triste memória, o colosso que parecia querer agasalhar a cidade à sombra de sua copa de esmeralda."( BREJO DE AREIA, pág. 13 )



  O povoado ia crescendo , acompanhando as curvas do relêvo. Só quando a riqueza penetrou no povoado , as casas passaram a ser construidas de taipa ou de alvenaria.
  O local era habitado pelos índios Bruxaxás, do ramo da nação Cariri e foram facilmente assimilados ao convívio dos brancos.
  Não se tem notícia de quem foram os primeiros colonizadores de Areia, é provável que muitos moradores provenientes de Mamanguape e de Goiana se fixaram em terras do brejo, assim chamado em consequência dos alagadiços e de águas corretes ali existentes. Quanto ao nome AREIA foi em consequência de um riacho que passava na Propriedade de Saboeiro e que possuia muitos bancos de areia.
   Fala-se que a primeira sesmaria da região foi concedida a João Morais Valcácer em 1672 lá em Jardim, as margens do rio Riachão que desemboca no mamanguape. Outra sesmaria foi requerida  em 1719 pelo Padre Luis Quaresma Dourado, no riacho Mandaú. em 1725, outra sesmaria foi requerida por Matias Soares Taveira, o olho dágua da Jussara.