Não temos certeza de quando surgiu a cidade de Areia. Temos relato que foi no final do século XVII para o início do século XVIII .O sítio que deu origem a cidade de Areia, possuia um curral para descanso do gado que vinha do sertão para ser vendido no litoral. Ao redor desse curral começou a desenvolver o povoado com casas simples cobertas de palha .Brotou das estacas do referido curral uma majestosa gameleira que segundo Horácio de Almeida "era a majestosa gameleira de tão triste memória, o colosso que parecia querer agasalhar a cidade à sombra de sua copa de esmeralda."( BREJO DE AREIA, pág. 13 )
O povoado ia crescendo , acompanhando as curvas do relêvo. Só quando a riqueza penetrou no povoado , as casas passaram a ser construidas de taipa ou de alvenaria.
O local era habitado pelos índios Bruxaxás, do ramo da nação Cariri e foram facilmente assimilados ao convívio dos brancos.
Não se tem notícia de quem foram os primeiros colonizadores de Areia, é provável que muitos moradores provenientes de Mamanguape e de Goiana se fixaram em terras do brejo, assim chamado em consequência dos alagadiços e de águas corretes ali existentes. Quanto ao nome AREIA foi em consequência de um riacho que passava na Propriedade de Saboeiro e que possuia muitos bancos de areia.
Fala-se que a primeira sesmaria da região foi concedida a João Morais Valcácer em 1672 lá em Jardim, as margens do rio Riachão que desemboca no mamanguape. Outra sesmaria foi requerida em 1719 pelo Padre Luis Quaresma Dourado, no riacho Mandaú. em 1725, outra sesmaria foi requerida por Matias Soares Taveira, o olho dágua da Jussara.
Esta história me faz lembra do tempo que era menino e assistia peças teatrais no teatro minerva situado na rua que nasci e cresci e escutei esta mesma historia pela boca de um velho professor chamado Gabriel Barbosa.
ResponderExcluir